Se preferir, confira aqui o vídeo deste passo a passo.
O RD Station CRM está integrado a uma das principais aplicações de mensagens do mercado, o WhatsApp. Essa integração permite enviar mensagens pelo WhatsApp através de um atalho diretamente no CRM - reduzindo o número de plataformas paralelas utilizadas pelos administradores, aumentando a produtividade de cada um deles.
Para integrar você precisa...
Você deve ter uma conta no WhatsApp Web, que será aberta quando você for enviar as mensagens pelo RD Station CRM.
Como integrar?
Acesse Configurações > Integrações e acesse WhatsApp Web na categoria SMS e Mensageiros. Lá você deverá escolher qual o país padrão (DDI a ser aplicado em todos os telefones que não possuírem essa informação), assim como tem a opção de deixar uma mensagem pré definida para abordar o contato rapidamente.
Feito isso, clique para ativar a integração. Atualize a página para que a integração seja replicada em todo o sistema.
Como funciona?
Após ativar a integração, todos os contatos de uma oportunidade que tiverem número celular existente, estarão com o ícone do WhatsApp ao lado do telefone de contato, dentro da oportunidade:
Este ícone estará ao lado do telefone de contato, dentro da oportunidade (ou seja, ele não ficará disponível apenas no contato ou apenas na Empresa/Cliente - é necessário que o contato esteja vinculado a uma oportunidade)! Clique para iniciar a conversa através do WhatsApp Web.
Após o clique, será aberto uma aba no seu navegador, diretamente no WhatsApp Web, com o telefone do seu contato e a mensagem pré definida.
Importante: Verifique se o seu navegador está bloqueando pop ups. Caso possua, você deverá desbloqueá-lo.
Para melhorar seu controle e gestão, ao clicar para enviar uma mensagem, ficará registrado o dia e horário que fez tal ação:
Utilize o filtro de Mensageiros para ver o histórico de forma filtrada e reduzida:
O WhatsApp ainda não disponibiliza histórico das conversas para outras ferramentas. No CRM, você saberá apenas quando a conversa foi iniciada e quem iniciou. Não haverá registro das conversas. Caso sua empresa esteja utilizando o WhatsApp Corporativo, poderão acompanhar o histórico diretamente no mensageiro.
Como é feita a identificação de números possíveis para envio de WhatsApp?
O WhatsApp é uma plataforma de troca de mensagens mundial, ou seja, números de praticamente todos os países do mundo estão vinculados à ferramenta. Por isso é necessário inserir o prefixo do país para enviar mensagens (+1 para EUA, +55 para Brasil, +44 para Inglaterra/Reino Unido, etc).
Caso o telefone do contato não possua prefixo internacional, o RD Station CRM irá adicioná-lo automaticamente.
Caso o telefone do contato possua o prefixo internacional registrado no CRM, o CRM irá identificar essa informação.
Caso o telefone do contato possua o prefixo internacional de outro país, diferente daquele escolhido no momento de integração, o CRM também conseguirá identificar para enviar a mensagem normalmente.
O ícone do WhatsApp será mostrado ao lado de todos os telefones de contatos que forem reconhecidos como celular. Ele não será mostrado ao lado de números fixos, fax e/ou números errados, irreconhecidos, sem identificação, incompletos, etc. O RD Station CRM utiliza a biblioteca da Google para reconhecer os números de telefone celular. Caso o número cadastrado não possua o ícone, não será possível enviar mensagem para ele pelo CRM - visto que ele pode estar incorreto e/ou não foi identificado como celular nos cadastros online e buscas da Google.
Qual WhatsApp será aberto?
O Whatsapp Web aberto será o do celular que está conectado no computador sendo usado. Dessa forma, é possível que cada vendedor utilize seu próprio whatsapp através da integração.
Comentários
4 comentários
Essa configuração de mensagem ela é padrão para todos os usuários? Se o administrador configurar a mensagem na conta ela vira padrão para todos utilizarem a mensagem será Igual?
Olá Tiago, tudo bem? Ela é padrão para todos sim :) A mensagem que for configurada lá na integração será a mesma para todos os usuários que forem iniciar uma conversa pelo Whatsapp.
É possível cadastrar 2 whatsapp diferentes?
Olá, Jaqueline, tudo bem com você? A integração com o Whats App funciona para o número conectado na Web. EX:
O seu consultor pode conectar o WhatsApp com número dele em seu computador e outro consultor pode conectar outro número no computador dele. Assim os dois podem utilizar com os seus números. :)
Não é possível utilizar dois WhatsApp no mesmo computador, mas em computadores diferentes é possível.
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