Se preferir, confira aqui o vídeo deste passo a passo.
O objetivo desta funcionalidade é agilizar e padronizar a comunicação com seus contatos comerciais, a partir da criação de modelos de e-mail específicos para cada ocasião e voltados a cada estágio de negociação com seus clientes.
Confira neste artigo:
- Como criar um modelo de e-mail
- Formatar texto de um modelo de e-mail
- Inserir link em um modelo de e-mail
- Adicionar imagem em um modelo de e-mail
- Utilizar tags em modelos de e-mail
- Anexar arquivos ao modelo de e-mail
Como criar um modelo de e-mail
- Acesse sua conta no RD Station CRM;
- Clique em seu nome de usuário, localizado no canto superior direito da página;
- No menu suspenso que será exibido, clique em Configurações;
- No grupo Ajustes da sua conta, clique em Modelos de e-mail;
- Insira o nome do modelo que está sendo criado. Esse nome ficará visível somente para uso interno na plataforma (os destinatários não irão receber essa informação);
- Insira o assunto do e-mail. O assunto será o “título” da mensagem e aparecerá na caixa de entrada dos destinatários;
- Insira o texto de conteúdo do e-mail. Neste local, é possível criar e formatar o texto, complementar com links, imagens e tags (pequenos códigos que puxam automaticamente informações cadastradas na plataforma, como nome do contato, empresa, etc);
- Caso o modelo que está sendo criado possa ser utilizado por outros colaboradores da empresa, marque a opção Compartilhado, localizado abaixo do corpo do e-mail;
- Clique no botão Salvar.
Formatar texto de um modelo de e-mail
- Digite o texto no corpo do e-mail;
- Selecione o trecho que você deseja formatar;
- Utilize os botões de formatação para deixá-lo em negrito, itálico, sublinhado, ou alterar a cor, tamanho e posição;
- Clique no botão Salvar, localizado abaixo do corpo do e-mail.
Inserir link em um modelo de e-mail
- Digite o texto no qual o link será inserido;
- Selecione o texto e clique no botão Inserir/Editar Link;
- Na janela que será exibida, digite ou cole o link no campo URL e clique no botão OK;
- Clique no botão Salvar, localizado abaixo do corpo do e-mail.
Adicionar imagem em um modelo de e-mail
- Clique no botão Imagem;
- Na janela que será exibida, insira a URL da imagem. Essa URL precisa ser o link direto da imagem, salva na nuvem, com nível de visualização público. Se preferir, faça upload da imagem para a Central de Arquivos do CRM, copie a URL e insira no campo abaixo;
- É possível redimensionar a imagem para ajustar seu tamanho, utilizando os campos Largura e Altura. A seguir, clique em OK;
- Clique no botão Salvar, localizado abaixo do corpo do e-mail.
Utilizar tags em modelos de e-mail
As tags são pequenos códigos que puxam automaticamente informações cadastradas na plataforma, como nome do contato, empresa, etc, deixando a mensagem mais pessoal, como se tivesse sido escrita especialmente para aquele destinatário. Para utilizá-las:
- Ao lado direito dos campos de edição do e-mail, veja as tags disponíveis e clique sobre a opção desejada;
- Ela será adicionada automaticamente ao corpo do e-mail. Certifique-se de que ela se encontra na posição correta do texto, como no exemplo abaixo;
Se preferir, copie manualmente o código da tag e cole no corpo do e-mail. - Quando o e-mail for enviado, a tag adicionada será substituída pelo valor correspondente, ou seja, o exemplo {{contato-nome}} será substituído pelo nome do contato cadastrado no CRM;
- Clique no botão Salvar, localizado abaixo do corpo do e-mail.
Anexar arquivos ao modelo de e-mail
Para adicionar um arquivo em um modelo de e-mail, de modo que ele sempre seja enviado como anexo (como um contrato, por exemplo):
- Faça upload do arquivo para a Central de Arquivos do CRM;
- Clique no botão Anexos, localizado abaixo do corpo do e-mail;
- Na janela que será exibida, selecione o arquivo que será anexado e clique no ícone + para adicioná-lo ao modelo de e-mail;
- Clique no botão Salvar.
Assista o vídeo deste passo a passo
Comentários
5 comentários
Ao selecionar o modelo do email, a assinatura do email não entra no envio do modelo. Isso é uma "falha" ou tem outra forma de se inserir a assinatura no modelo? Pois se o modelo de email foi compartilhado com demais usuários do conta do CRM da empresa, cada usuário terá que inserir sua assinatura manual.
aguardo comentários...
Oi Daniel! Tudo certo? A assinatura pode ser inserida através da tag de assinatura do usuário atual. O uso das tags é explicado nesse artigo mesmo, no quinto tópico :)
Inserindo a tag, sempre vai ser puxada a assinatura de vendedor que está enviando o email no momento.
Tenho como utilizar outras tags nos modelos de e-mail? Preciso criar um modelo de e-mail que sirva como proposta. Gostaria de inserir informações tais como Valor da Oportunidade, campo observação etc. Desde já agradeço!
Olá Valdir!
Atualmente, as únicas informações que podem ser usadas como tags de e-mail são as que estão listadas no CRM mesmo. Vou registrar essas outras possibilidades como uma sugestão de melhoria por aqui!
Valeu pelo contato :)
Carolina, grato pelo retorno. Outra coisa importante é poder alterar o layout da proposta enviada. As informações que hoje tem lá, muitas não são pertinentes para enviar ao cliente.
Outra sugestão é já ter vários layouts de emails pre definidos com base nas necessidades que os suários do RD Station vem demonstrando. Desde já agradeço.
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