Se preferir, confira aqui o vídeo deste passo a passo.
Confira neste artigo:
- Acerca das etapas do funil de vendas
- Acerca de múltiplos funis
- Dicas para um bom funil de vendas
- Etapas predefinidas do plano Free
- Etapas editáveis do plano Basic
Acerca das etapas do funil de vendas
As etapas do funil de vendas representam os estágios do andamento de oportunidades criadas na plataforma.
O plano Free possui 5 etapas predefinidas. Já no plano Basic, é possível ter até 7 etapas editáveis.
Acerca de múltiplos funis
Não é possível criar ou utilizar mais de um funil de vendas na mesma conta, pois isso poderia afetar a organização dos indicadores, misturar informações e burocratizar o preenchimento de campos.
Caso precise trabalhar com outras bases de clientes, métricas e objetivos diferentes, recomendamos criar uma nova conta na plataforma, especificamente para esse processo comercial.
Se, além de bases de clientes, métricas e objetivos diferentes, você pretende trabalhar com campos padronizados e outros fatores de qualificação, é mais viável ativar a função CRM2CRM, por meio da qual cada oportunidade fechada em uma conta é enviada para o funil de vendas de outra, podendo ser utilizada também para processos sequenciais como prospecção->vendas, vendas->pós-vendas, etc.
Dicas para um bom funil de vendas
- Cada etapa representa um estágio do funil de vendas, com base nas respostas dos clientes. Portanto, não adicione etapas referentes a oportunidades fechadas, ou relacionadas às ações dos vendedores.
- Ao nomear as etapas, utilize termos intuitivos e que fiquem claros para a sua equipe.
- Procure estruturar o funil de vendas contendo entre 4 e 6 etapas.
Etapas predefinidas do plano Free
O plano Free possui o funil de vendas predefinido, contendo 5 etapas essenciais que não podem ser editadas ou alteradas. Para visualizá-las:
- Acesse sua conta no RD Station CRM;
- Clique em seu nome de usuário, localizado no canto superior direito da página;
- No menu suspenso que será exibido, clique em Configurações;
- No grupo Ajustes da sua conta, clique em Etapas do funil de vendas e CRM2CRM.
Etapas editáveis do plano Basic
No plano Basic, é possível editar, alterar, criar ou excluir etapas, a fim de personalizar o funil de vendas e ajustá-lo aos processos de sua empresa. Para visualizá-las:
- Acesse sua conta no RD Station CRM;
- Clique em seu nome de usuário, localizado no canto superior direito da página;
- No menu suspenso que será exibido, clique em Configurações;
- No grupo Ajustes da sua conta, clique em Etapas do funil de vendas e CRM2CRM.
Editar e alterar etapa
- Na tela Etapas do funil de vendas, passe o mouse sobre o nome da etapa que você deseja alterar, para visualizar o botão de edição;
- Clique no botão de edição;
- Insira o novo nome da etapa;
- Tecle Enter, para concluir.
Criar etapa
- Na tela Etapas do funil de vendas, caso sua conta possua menos de 7 etapas cadastradas, você irá visualizar o botão + (Adicionar). Clique sobre ele;
- Insira o nome da etapa que está sendo criada;
- Clique no botão Salvar.
Excluir etapa
- Na tela Etapas do funil de vendas, clique sobre a etapa que você deseja excluir;
- Clique sobre a opção Deletar etapas selecionadas;
Será exibida uma janela com as opções Enviar para a lixeira (visível para os perfis de Administrador e Usuário), a qual envia ao administrador da conta um pedido de exclusão do registro, e Excluir permanentemente (visível somente para o perfil de Administrador), que exclui o registro diretamente, sem precisar de revisão ou aprovação. - Para excluir o registro permanentemente, marque a checkbox de confirmação e clique sobre a respectiva opção;
- Para o Usuário enviar um pedido de exclusão do registro ao administrador, ele irá clicar em Enviar para a lixeira. O administrador da conta receberá uma notificação do pedido;
- Se você mesmo for o administrador da conta, ao clicar no ícone de notificação, localizado no canto superior direito da tela, logo abaixo do seu nome de usuário, você verá a notificação com o pedido de exclusão;
- Clique sobre a notificação de pedido de exclusão;
- Você será direcionado para a lixeira. Selecione o pedido de exclusão e clique em Deletar, na respectiva linha.
Assista o vídeo deste passo a passo
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